Palácio das Laranjeiras

A visita

Palácio Guanabara Na visita guiada pelo Palácio das Laranjeiras, o público tem a oportunidade de viajar pela história do Estado do Rio de Janeiro e do país durante 1h20.

O passeio inclui o hall de entrada, o Salão Luis XIV, a Sala de Música com o famoso piano inspirado no cravo de Maria Antonieta, o Fumoir e a Sala de Jantar.

A biblioteca que abriga o Bureau du Roi, cópia fiel do que pertencia ao Rei Luis XV da França e que está no Palácio de Versalhes, o Salão Império e a Galeria Regência também podem ser admirados.

A visita também inclui o Bourdoir, primeiro ambiente íntimo da casa, que era associado ao espaço feminino, além do Quarto Luis XV, o Quarto dos Enfants, também conhecido como Quarto das Crianças, o Banheiro de Mármore e o Elevador, um dos primeiros instalados em residências da América do Sul, decorado em estilo rococó.

Breve histórico

Palácio Guanabara Construído entre 1909 e 1913 para servir de residência do empresário Eduardo Guinle, o Palácio das Laranjeiras foi projetado pelos arquitetos Armando Carlos da Silva Telles e Joseph Gire, no estilo Luís XIII.

O Palácio das Laranjeiras foi durante anos utilizado por presidentes da República e governadores para receber autoridades estrangeiras em visita ao Brasil. O palacete foi vendido pela família Guinle ao governo brasileiro em 1946. Com a morte de Getúlio Vargas no Catete, o presidente eleito Juscelino Kubistchek resolveu usar o Laranjeiras como residência oficial.

No ano de 1975, o presidente general Ernesto Geisel passou o Palácio das Laranjeiras para o governo do recém-criado Estado do Rio de Janeiro, transformando o palacete em residência oficial dos governadores.

tecnologia PRODERJ

Palácio das Laranjeiras

Endereço

Rua Paulo César de Andrade, 407 - Laranjeiras

Horário de visitação

Sábados - das 9h às 17h

Visitas guiadas

| 9h | 11h | 14h | 16h |

Limite de público

  • Número de pessoas por visita guiada: 20

*A visitação é gratuita

Orientação aos visitantes

  • Durante a visitação aos palácios Guanabara e das Laranjeiras, não é permitido comer ou beber.
  • Por conta da pandemia da Covid-19, é obrigatório o uso de máscara e manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre os visitantes.
  • Os palácios têm espaços com acessibilidade para pessoas com deficiência.